Aquarela


saibamais1

Tinta de natureza transparente em que o pigmento é misturado a um veículo (geralmente a goma arábica) solúvel em água. Os tons claros são obtidos pela maior diluição dos pigmentos em água, de modo que a luminosidade do papel seja visível através de camadas de tintas mais diluídas.

O suporte mais utilizado na aquarela é o papel com gramatura elevada (medida da grossura e densidade), podendo também, ser utilizado como suporte o couro, casca de árvore, tecido, madeira e tela.

Artistas que fizeram uso memorável da aquarela: Albrecht Dürer, Van Dyck , Thomas Girtin, William Turner,  Paul Cézanne, John Singer Sargent, Raoul Dufy, George Grosz e Paul Klee, dentre outros.

Guache

saibamais2

Tinta fosca, de natureza opaca, em que o pigmento é misturado a um veículo (geralmente a cola) solúvel em água. Para mudar a tonalidade da cor, utiliza-se alguma outra que possa escurecer ou clarear. Por exemplo, para escurecer a cor laranja acrescenta-se o magenta na mistura; para clareá-la, acrescenta-se o amarelo. O branco pode ser adicionado a qualquer cor para obter as tonalidades pastéis.

O suporte mais utilizado no guache é o papel com gramatura (medida da grossura e densidade) elevada e resistência a água, podendo também ser utilizado como suporte papiro, cerâmica e tecido.

Artistas que fizeram uso memorável do guache: Van Dyck, Gaspard Poussin, Paul Sandby, Plabo Picasso, Henry Moore, Graham Sutherland e Peter Blake, dentre outros.

Pintura a óleo

saibamais3

A pintura a óleo é uma técnica que utiliza tinta de natureza opaca. O pigmento, que tem como base o óleo de linhaça ou papoula, é misturado a um veículo (geralmente óleos secativos, permitindo a obtenção de qualquer variedade de textura, do violento empaste à superfície lisa da porcelana) solúvel em óleo de linhaça ou terebintina, que o torna mais diluído e transparente e fácil de espalhar como uma aquarela. O óleo acrescenta brilho à tinta e o solvente tende a torná-la opaca.

O suporte mais utilizado para a tinta a óleo é a tela de tecido ou madeira, sendo ela aplicada com pincéis ou espátulas.

Artistas que fizeram uso memorável da pintura a óleo: Leonardo Da Vinci, Diego Velázquez, Vincent van Gogh e Edvard Munch, dentre outros.

Carvão

saibamais4

O carvão é um material artístico para desenho existente no formato de bastões, palitos de madeira carbonizados ou em formato de lápis, podendo ser de galhos de salgueiro ou videira. Foi muito explorado pelos pintores venezianos do final do século XVI, pelos artistas barrocos e pelos impressionistas.

Artistas que fizeram uso memorável do carvão: Barlach e Kollwitz, dentre outros.

Lápis Grafite

saibamais5

O lápis grafite, mineral natural, é um material artístico para desenho e pode ser feito com carvão moído e aglutinado com argila tratada, apresentando diferentes graus de dureza.

É uma barrinha muito fina de carvão comprimido e protegido por um envoltório de madeira ou de papel em formato de lápis, de fácil manejo para ser utilizado sobre o papel.

Lápis de Cor

saibamais6

O lápis de cor é um material artístico para desenho colorido feito com pigmentos naturais ou artificiais e o aglutinante a base de ceras.

É uma barrinha muito fina de cor envolta em madeira em formato de lápis, de fácil manejo para ser utilizado sobre o papel. A dureza do grafite é diretamente proporcional à quantidade de argila combinada ao pigmento.

Colagem

saibamais7

Técnica artística em que fotografias, recortes de jornais e de revistas são colados sobre qualquer superfície. Muito utilizada pelos cubistas, que foram os primeiros a incorporar as suas pinturas objetos reais, como pedaços de jornal, dando-lhes um duplo sentido: o de coisa real que eram e o de elemento gráfico.

Artistas que fizeram uso memorável da colagem: Pablo Picasso, Georges Braque, Khan Nova, Marcel Duchamp, Tristan Tzara, Joan Miró, Max Ernst e Salvador Dalí, dentre outros.

Tinta da China

saibamais8

Tinta líquida brilhosa, de natureza opaca, em que o pigmento escuro (carvão) é misturado a um veículo (geralmente a goma arábica) solúvel em água. Através da adição de água conseguem-se diferentes tonalidades de cinza. Muito fluida, a tinta tende a se infiltrar na polpa do papel, tornando a sua aplicação irreversível depois de seca. Por isso é considerada uma técnica de precisão.

A Tinta da China pode ser aplicada em linhas finas, com uma pena de bambu, de ave (ganso, pavão ou cisne), de metal, com canetas técnicas ou canetas-tinteiro. Pode ainda ser aplicada como aguadas de pincel.

Destaco que a Tinta da China é conhecida como Nanquim embora o nome “nanquim” seja apenas uma marca que vende o produto Tinta da China.

Atualmente, existe no mercado o nanquim vinílico ou colorido, que, através da utilização de resinas sintéticas em sua composição, permite ao artista conseguir uma gama variada de cores.

O suporte mais utilizado na Tinta da China à pincel é o papel com gramatura elevada (medida da grossura e densidade) e menos cola. No Nanquim à caneta o suporte mais utilizado é o papel mais liso e com mais cola.

Artistas que fizeram uso memorável do nanquim: Leonardo Da Vinci, Albrecht Dürer, Sandro Botticelli e Rembrant, dentre outros.

Pintura a Pastel

O pastel é um material artístico para  desenho, disponível no formato de barra, bastão cilíndrico ou lápis. Existem dois tipos de pastel: o seco e o de óleo.

Pastel seco

esquilo1O pastel seco é de natureza opaca: o pigmento em pó é misturado a uma quantidade de goma ou resina necessária para aglutiná-lo  e enrolá-lo em bastão. As cores obtidas são limpas e intensas.

O suporte mais utilizado no pastel seco é o papel de tom neutro. Uma vez utilizado no suporte, o pastel seco é de difícil remoção. Difere de outros meios de pintura por não empregar solvente, não amarelar e não ficar craquelado com o tempo, como acontece com a pintura a óleo, por exemplo. Assim, a pintura feita com pastel seco mantém a aparência de recém-executada através dos anos.

A desvantagem prática do pastel seco reside na dificuldade de se obter a adesão do pigmento à base, bem como no fato de que a imagem pode ser desfigurada pelo mais leve toque. Tal problema pode ser evitado borrifando-se um fixador; este, porém, tende a prejudicar a qualidade superficial característica e a reduzir o brilho das cores.

Artistas que fizeram uso memorável do pastel: Antoine Watteau, François Boucher, Jean-Honoré Fragonard, Jean-François Millet, James Wistler,Mary Cassatt, Edgar Degas, Pierre-Auguste Renoir, Toulouse-Lautrec, Wassily Kandinsky, dentre outros.

Pastel de Óleo

O pastel de óleo é de natureza opaca, podendo, porém, ficar transparente quando diluído em terebintina no suporte, passando a adquirir uma consistência de aquarela. Ressalto que existem pasteis a óleo que são aquareláveis apenas com água.

O pigmento utilizado no pastel a óleo é o mesmo das tintas a óleo e é misturado com uma quantidade de cera e óleo necessária e suficiente para aglutiná-lo  e enrolá-lo em bastão.

O trabalho feito em pastel de óleo nunca seca completamente, sendo por isso necessária a aplicação de um verniz acrílico para proteger a superfície do trabalho finalizado.

O pastel de óleo é um material que, quando em excesso, pode ser facilmente removido.

O suporte mais utilizado no pastel de óleo é o papel de alta gramatura.

Artistas que fizeram uso memorável do pastel de óleo: Pablo Picasso, Henri Goetz e Van Gogh, dentre outros.

Pintura Digital

saibamais9

A pintura digital é considerada como uma das diversas categorias da Arte Digital.

Trata-se de uma técnica que consiste em permitir ao artista elaborar obras de arte que simulam uma pintura a óleo ou uma aquarela, por exemplo, e possam ser reproduzidas conforme sua necessidade. É produzida num ambiente computacional através de ferramentas digitais, tais como caixas de pintura com grande quantidade de pincéis, cores e outros suprimentos, disponíveis em programas gráficos específicos.

O suporte utilizado na gravura digital é uma tela de computador.

Artistas que trabalham com pintura digital: Antonio Farina Cione Dan Luvisi, Jason Manley e Dark Elf Mage, dentre outros.